
Nesta página estão reunidas diferentes publicações sobre questões indígenas na América Latina. O acervo inclui livros, teses, dissertações e artigos provenientes de diferentes países. Se você possui uma publicação e quer incluí-la em nossa biblioteca, escreva-nos através do e-mail observatorio.indigena@unila.edu.br
Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos
A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos será realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O encontro – que tem a UNILA como uma das instituições apoiadoras – reunirá milhares de pessoas interessadas em ampliar a discussão sobre os temas mais relevantes para a construção de uma unidade política e social na região.
A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos será realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O encontro – que tem a UNILA como uma das instituições apoiadoras – reunirá milhares de pessoas interessadas em ampliar a discussão sobre os temas mais relevantes para a construção de uma unidade política e social na região. Veja mais...


Imagem e memória dos
Avá-Guarani parananenses
Orgs. Clovis Briguenti e Osmarina de Oliveira
(Re)existência, a existência com resistência Avá-Guarani, sintetiza essa obra. É uma resistência adaptativa, que se dá pela vivência do Teko, do modo de ser e viver a plenitude, apesar dos atropelos violentos provocados pelo “desenvolvimento” econômico imposto pelos jurua kuéra no Yvy Mbyte, que destruiu a natureza. Os Guarani fizeram sua história e seguem fazendo.
O movimento indígena no Brasil: da tutela ao protagonismo (1974 - 1988)
Orgs. Clovis Briguenti e Egon Dionisio Heck
O livro O Movimento Indígena no Brasil: da Tutela ao Protagonismo (1974-1988), organizado pelos pesquisadores Dr. Clovis Antonio Brighenti, professor de História na UNILA, e Egon Dionisio Heck, mestre em Ciências Políticas pela Unicamp, é uma coletânea de 13 artigos distribuídos em três partes. Conta também com um prefácio organizado pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira, professor titular do Museu Nacional (UFRJ).
