Sobre

​O Observatório da Temática Indígenas na América Latina (OBIAL), foi criado na UNILA, pela Portaria Nº 295 de 10 de Maio de 2018, no âmbito do Instituto de Estudos Avançados do Mercosul (IMEA).
O OBIAL sempre se posiciona sobre as questões mais relevantes para os povos, tanto na instância das políticas públicas, tais como o acesso à terra, como na publicação de material para subsidiar as mesmas. Além de desenvolver também atividades de formação. Conta com uma rede de instituições, pesquisadores e organizações indígenas e indigenistas de diferentes países latino-americanos que voluntariamente desejam aderir ao OBIAL.
Objetivos
​​
-
​Desenvolver pesquisas historiográficas, etnológicas, etno-ambientais, linguísticas, jurídicas e de outros campos dos saberes sobre/junto às populações indígenas na América Latina
​
-
​Acompanhar e monitorar processos de acesso as políticas públicas para os povos indígenas
​​
-
​Desenvolver mecanismos de monitoramento para a dimensão dos direitos indígenas consagrados nas Legislações nacionais e internacionais no âmbito dos Estados Nacionais e Plurinacionais que afetam os povos indígenas
​​
-
​Proporcionar a manifestação e sistematização dos direitos próprios dos povos indígenas no âmbito da jusdiversidade
Eixos norteadores
Eixo 1 – Formativo (Cursos e Eventos)
​
Eixo 2 - Coleta /difusão de informações e dados
​
Eixo 3 – Produção/sistematização de dados
​
Eixo 4 - Rede de interlocutores
Equipe diretiva

Clovis Briguenti. Historiador, Professor de História Indígena na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Osmarina de Oliveira. Geógrafa, membro do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Sara Concepción Chena Centurión. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Juan Rodrigo Villagra Carron. Antropólogo, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Parceiros


